OM MANI PADME HUM

“As pessoas ficam doentes física e mentalmente. Para alguns, a vida é apenas um retardo para a morte; para outros, a morte é mais bem-vinda que a vida. Alguns levam uma vida miserável, incapazes de encarar a morte; outros se suicidam, por serem incapazes de encarar a vida. Estas experiências fazem você crescer por dentro. Se Deus não fez este mundo apenas para o sofrimento, e, se houver algo mais (e eu intuitivamente pressinto isso), eu o descobrirei."

Swami Sivananda

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Yoga Para Crianças: Mais Uma Atividade Física Ou Uma Boa Saída Para A Humanidade?

      As crianças que habitam o planeta nos dias atuais são diferentes, estão vindo diferentes e mais abertas. Atualmente, há vários estudos que mencionam as crianças índigo e cristal, que vieram com a missão de trazer ao mundo mais espiritualidade e menos moralidade, em seu sentido estrito e fechado. São crianças mais intuitivas, espontâneas, resistentes à moralidade estrita e restritiva, dotadas de uma grande imaginação (incluindo-se dons paranormais, embora nem sempre sejam do conhecimento da própria criança). No entanto, elas estão recebendo cargas pesadas de influências negativas das mais variadas fontes por parte de nosso mundo: radiações (emissão de ozônio, celulares, microondas, etc.); trânsito; poluição atmosférica; poluição mental; alimentos desqualificados nutritivamente; atividades excessivas (TV, games, internet, escola, esportes, etc.).

       É aí que devemos parar para refletir de que forma nós, pais e adultos atuantes na sociedade, podemos cumprir nossos papéis como responsáveis por fornecer ferramentas para que as crianças de hoje sejam auxiliadas a tornarem-se o adulto de amanhã que fará a diferença na criação de um mundo melhor.

      Os efeitos positivos da prática do Yoga vêm sendo cada vez mais difundidos no ocidente e, aos pouquinhos, mais e mais adultos vêm se beneficiando com essa nobre filosofia. Entretanto, nas aulas de Yoga para adultos, procuramos relembrá-los do contato da consciência com a alma, enquanto que para as crianças ensinamos-lhes a crescer sem perder esse contato. Portanto, a abordagem se torna diferente e os benefícios mais estruturais e profundos.

      Atualmente, podemos encontrar vários sites e artigos sobre a prática do Yoga voltada para crianças, mais e mais pessoas vêm pesquisando o assunto e várias ONG’s, ao redor do globo e na índia, estão surgindo tendo como metas os valores humanos para as próximas gerações, o que é muito bom. Além dos vários benefícios já conhecidos, tanto no passado quanto nos dias atuais, o Yoga tem se mostrado uma ferramenta poderosa na formação do caráter e da personalidade de quem o pratica. É uma prática que cria bases para uma vida saudável, pois, através de exercícios físicos, respiratórios, práticas de relaxamento e técnicas meditativas, adaptados à idade infantil, é possível inserir a criança na filosofia do Yoga, através de jogos e atividades lúdicas, que possui ferramentas que auxiliam na superação e compreensão dos medos e estados de ansiedade, promovendo a tranqüilidade. Através dos ensinamentos filosóficos do Yoga, as crianças ampliam as percepções do corpo e da mente, desenvolvem a concentração, auto-estima, equilíbrio e agilidade. E nós também podemos ser os portadores dessa mensagem a fim de que cheguem às nossas crianças.

      Agora que já temos alguns parâmetros é só decidir que caminhos apresentar a nossas crianças, e que valores desejamos que permeiem o mundo que eles habitarão. Obviamente, esta é apenas uma das opções, mas o mais importante é estarmos conscientes do nosso papel no futuro da humanidade.

Um comentário:

  1. Ótimo seu artigo!É urgente que pensemos em nossas crianças e no mundo em que viverão!
    O yoga é uma opção de saúde mental para nossas crianças. Brincando,exercitando-se, elas adquirem auto confiança, tranquilidade e amor ao próximo e a natureza.
    Um abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir

Este é um Espaço para trocas. Deixe aqui seus Comentários e/ou Perguntas!