OM MANI PADME HUM

“As pessoas ficam doentes física e mentalmente. Para alguns, a vida é apenas um retardo para a morte; para outros, a morte é mais bem-vinda que a vida. Alguns levam uma vida miserável, incapazes de encarar a morte; outros se suicidam, por serem incapazes de encarar a vida. Estas experiências fazem você crescer por dentro. Se Deus não fez este mundo apenas para o sofrimento, e, se houver algo mais (e eu intuitivamente pressinto isso), eu o descobrirei."

Swami Sivananda

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Celebrando o NAVARĀTRI


(Lakşmī)
Om Mahalakshmyai cha vidmahe

Vishnu patnyai cha dhimahi
Tanno Lakshmihi prachodayat


Nav significa 'nove' e ratri 'noite'. Navaratri significa nove noites, que são dedicadas às Śāktis nas formas das Deusas Durgā, Lakşmī  e Sarasvatī, ou seja, poder manifestador da Destruição, Preservação e Criação respectivamente, uma vez que a Śakti não pode ser adorada em sua natureza essencial. 
No dia 28/09/2011, teve início a celebração que finda em 06/10/2011.
As nove noites dedicadas às devīs representam a escuridão que precisa ser destruída/transformada em dia luminoso. O primeiro passo é destruir os desejos e apegos, por isso Durgā é invocada nas três primeiras noites. Em seguida, após essa "limpeza", começamos a produzir nossa riqueza espiritual simbolizada por Lakşmī nas três noites seguintes (período em que nos encontramos). E só após essas conquistas, podemos chegar à sabedoria representada por Sarasvatī, que é venerada nas três últimas noites.


Hari Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um Espaço para trocas. Deixe aqui seus Comentários e/ou Perguntas!