OM MANI PADME HUM

“As pessoas ficam doentes física e mentalmente. Para alguns, a vida é apenas um retardo para a morte; para outros, a morte é mais bem-vinda que a vida. Alguns levam uma vida miserável, incapazes de encarar a morte; outros se suicidam, por serem incapazes de encarar a vida. Estas experiências fazem você crescer por dentro. Se Deus não fez este mundo apenas para o sofrimento, e, se houver algo mais (e eu intuitivamente pressinto isso), eu o descobrirei."

Swami Sivananda

sexta-feira, 28 de setembro de 2012


Postura e a Coragem

A psicóloga americana Amy Cuddy realizou um estudo em que conseguiu mostrar como a postura influencia no comportamento. Segundo Amy, que é professora da Harvard Business School, as posturas corporais expansivas (coluna e reta, peito aberto, braços para cima, corpo alongado), mesmo que feitas esforçadamente e por apenas dois minutos, fazem a pessoa ganhar autoconfiança, comportar-se de uma maneira poderosa e mudar a maneira como as pessoas ao redor as percebem. Além disso, as posturas expansivas melhoram a performance em entrevistas de emprego e configuram o cérebro para lidar bem com situações estressantes.



E o mais interessante da pesquisa realizada pela americana é que o efeito não é apenas psicológico; a postura influencia também nos níveis hormonais.



O estudo, realizado por Amy e pesquisadores das Universidades de Harvad e Columbia, mediu os hormônios testosterona e cortisol de 42 voluntários, que não sabiam que participavam de um estudo sobre poder. Um grupo de pessoas recebeu a orientação de ficar em posturas expansivas, enquanto o outro grupo deveria ficar em posturas contraídas (ombros para frente, pernas e braços cruzados). Os dois grupos tiveram os níveis de hormônios medidos antes e depois da experiência. Os que fizeram a postura expansiva tiveram os níveis de testosterona (ligado à resposta de lutar e encontrado em altos níveis em indivíduos alfa) aumentados em 19% e os de cortisol (ligado ao estresse) diminuídos em 25%.



O estudo ainda é preliminar e são necessárias mais pesquisas para comprovar os efeitos científicos das posturas, mas para quem é praticante de Yoga, isso não é bem uma novidade. Mudanças de comportamento e atitude são notadas depois de um tempo de prática e há vários casos de completa mudança de vida depois de alguns meses praticando. Isso acontece, segundo o Yoga, por motivos como massagem nas glândulas que regulam os hormônios, alinhamento dos cakras, entre outros. Então, aliando o estudo americano à prática, quando precisar de coragem pratique extensões, posturas em pé e que alonguem o corpo todo, fazendo você se sentir mais expansivo. E mantenha sempre um postura ereta e aberta, que lhe traga confiança, para incorporar a atitude em sua vida.


FONTE: Yoga journal [Do Blog Todo Dia é Dia de Yoga]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um Espaço para trocas. Deixe aqui seus Comentários e/ou Perguntas!