OM MANI PADME HUM

“As pessoas ficam doentes física e mentalmente. Para alguns, a vida é apenas um retardo para a morte; para outros, a morte é mais bem-vinda que a vida. Alguns levam uma vida miserável, incapazes de encarar a morte; outros se suicidam, por serem incapazes de encarar a vida. Estas experiências fazem você crescer por dentro. Se Deus não fez este mundo apenas para o sofrimento, e, se houver algo mais (e eu intuitivamente pressinto isso), eu o descobrirei."

Swami Sivananda

sexta-feira, 13 de setembro de 2013




EDUCACÃO INTEGRAL - Os três princípios do verdadeiro ensino

"O primeiro princípio da doutrina verdadeira é que nada pode ser ensinado. O professor não é um instrutor ou mestre-tarefa, ele é um auxiliar e um guia. Seu negócio é sugerir e não impor.

" O segundo princípio é que a mente tem de ser consultada em seu próprio crescimento. A idéia de martelar na criança a forma desejada pelo pai ou professor é uma superstição bárbara e ignorante. É ele mesmo quem deve escolher e expandir de acordo com sua própria natureza.

"O terceiro princípio da educação é trabalhar a partir do próximo ao distante, do que é para o que deve ser. A base da natureza de um homem é quase sempre, além do passado de sua alma, sua hereditariedade, seu entorno, sua nacionalidade, seu país, o solo do qual ele tira o sustento, o ar que ele respira, as visões, sons, hábitos para qual ele está acostumado. Se alguma coisa tem que ser trazido de fora, ele deve ser oferecido, não forçada na mente.

Um crescimento livre e natural é a condição de verdadeiro desenvolvimento.

Sri Aurobindo em 'A Mente Humana "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um Espaço para trocas. Deixe aqui seus Comentários e/ou Perguntas!