O yoga também é excelente para a gestante porque desenvolve a respiração profunda e relaxante, o que se torna muito importante nas demandas físicas do trabalho de parto, nascimento e maternidade. Na verdade, uma das primeiras coisas que se aprende em uma aula de yoga é a respirar plenamente. A técnica de respiração conhecida como ujjáyí, por exemplo, requer uma inalação lenta pelas narinas, preenchendo os pulmões plenamente, e uma exalação completa até a compressão do estômago. Aprender esta técnica é muito útil para o trabalho de parto e nascimento do bebê, pois, além dos benefícios fisiológicos, ajuda a gestante a manter-se calma no momento mais necessário.
Quando estamos sentindo dor ou com medo, o corpo libera adrenalina e pode produzir menos ocitocina, o hormônio que faz o trabalho de parto progredir. A prática frequente de yoga ajuda a gestante a combater contra a vontade de se contrair ao sentir desconfortos e dores, ensinando-a como relaxar em vez disso.
De acordo com um relatório emitido em abril de 2009 pela Harvard Mental Health Letter, rigorosos estudos elucidaram provas científicas de que o yoga ajuda na lida do corpo com o estresse por diminuir as frequências cardíaca, respiratória e a pressão sanguínea.
Os benefícios do yoga não estão limitados ao bem-estar físico. Participar de uma aula de yoga para gestantes é uma ótima forma de encontrar outras gestantes, formar uma comunidade. Estar num ambiente positivo e acolhedor, convivendo com pessoas que estejam experienciando situações semelhantes, além de ser prazeroso, é um fator que proporciona motivação e ânimo para manter a prática.
Namaste!
Glaucia Cantergiani
ResponderExcluirThese are genuinely impressive ideas in about blogging. You have touched some good points here. Any way keep up wrinting. itunes account login