OM MANI PADME HUM

“As pessoas ficam doentes física e mentalmente. Para alguns, a vida é apenas um retardo para a morte; para outros, a morte é mais bem-vinda que a vida. Alguns levam uma vida miserável, incapazes de encarar a morte; outros se suicidam, por serem incapazes de encarar a vida. Estas experiências fazem você crescer por dentro. Se Deus não fez este mundo apenas para o sofrimento, e, se houver algo mais (e eu intuitivamente pressinto isso), eu o descobrirei."

Swami Sivananda

terça-feira, 4 de abril de 2017

Yoga Sutra! (2.2 / 2.3)



Yoga tem como objetivo produzir a absorção (samádhi) e reduzir os sofrimentos (kleshas)... 
"Os kleshas causam sofrimento e estão presentes desde o início da vida. Nascemos com kleshas. E a única forma de superá-los é através do Conhecimento correto." 
Jayadeva Yogendra

Sutra 2.3  

2.3 "Os cinco sofrimentos (kleŚas) são: ignorância (avidyā), falsa noção do eu (asmitā), gosto e aversão (rāga/dvea), apego à vida (abhiniveŚa)."
(tradução Glória Arieira)

Ignorância (avidyā), que gera projeções ilusórias, é o campo fértil para os demais sofrimentos.

Falsa noção do eu (asmitā), que leva a conclusões equivocadas e egóicas e que permeia toda a humanidade, ex.: eu sou isso, eu sou aquilo, sou, gordo, tenho boa memória, etc.

Gosto (rāga), que faz com que corramos atrás de certas coisas, do que não possuímos ou mais do que já temos, desenfreadamente.

Aversão (dvesha), que faz com nos afastemos de certas coisas (rejeitamos) e que muitas vezes nos poderiam acrescentar (mesmo que ensinando).

Apego à vida (abhinivesha), passamos a gostar (nos acostumar com essas projeções, falsas noções, gostos e aversões) disso, da vida, e nos apegamos a ela e desenvolvemos o medo da morte, medo do nada.

Assim, forma-se a roda de samsara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um Espaço para trocas. Deixe aqui seus Comentários e/ou Perguntas!