OM MANI PADME HUM

“As pessoas ficam doentes física e mentalmente. Para alguns, a vida é apenas um retardo para a morte; para outros, a morte é mais bem-vinda que a vida. Alguns levam uma vida miserável, incapazes de encarar a morte; outros se suicidam, por serem incapazes de encarar a vida. Estas experiências fazem você crescer por dentro. Se Deus não fez este mundo apenas para o sofrimento, e, se houver algo mais (e eu intuitivamente pressinto isso), eu o descobrirei."

Swami Sivananda

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

YOGATERAPIA

"Assim como mantem nosso bem-estar e saúde geral, o Yoga pode também ser utilizado como uma ferramenta terapêutica específica, e podemos ver como o campo da yogaterapia vem crescendo nos EUA e no mundo. Diferente de uma aula comum, yogaterapeutas trabalham com pequenos grupos ou sessões individuais, tratando problemas específicos de saúde e adaptando posturas de acordo com a necessidade...

A Yogaterapia moderna pode ser rastreada até o mestre de Yoga Krishnamacharya (1888 - 1989). Seus ensinamento baseou-se neste princípio: 'Ensine o que for apropriado para cada indivíduo'. [A.G. Mohan (2010). ’Krishnamacharya: His Life and Teachings’].

Krishnamacharya ficou conhecido no ocidente principalmente por sua contribuição no resgate das disciplinas e práticas do Hatha Yoga voltadas mais para o físico. Por isso, frequentemente vimos referências a ele como "o pai do Yoga moderno". Ele foi professor de A.G. Mohan, Desikachar, Pattabhi Jois, B.K.S. Iyengar e outros. Foi um mestre de yoga, professor, médico ayurvédico e sábio indiano.
Resultado de imagem para krishnamacharya
A Associação Internacional de Yoga Terapeutas (International Association of Yoga Therapists - IAYT), define a yogaterapia como sendo 'o processo de capacitação de pessoas para progredirem na direção da melhoria da saúde e bem-estar através da aplicação da prática e filosofia do Yoga'. O Dr. Ganesh Mohan (filho e aluno de A.G. Mohan) declara: “A Yogaterapia é uma aplicação do Yoga que capacita as pessoas a progredirem na direção de obterem mais saúde e ficarem livres de doenças'. Yogaterapeutas são profissionais de yoga com treinamento específico para ensinarem yoga a indivíduos com problemas de saúde, a apoiarem seus processos de cura e/ou recuperação guiando-os para a otimização da qualidade de vida. O aluno (ou cliente) ainda é uma pessoa que 'pratica' yoga numa aula ou sessão de Yogaterapia. Não se trata de uma experiência passiva como passar por uma cirurgia, massagem ou trabalho corporal.
Portanto, o importante é que o yoga permaneça uma prática pessoal e o aluno seja seu próprio cuidador sob a orientação de um professor." (tradução por Glaucia Cantergiani de trecho do artigo de Anneke Sips no site https://www.ekhartyoga.com/articles/the-blossoming-of-yoga-therapy. Texto completo em inglês no site...)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um Espaço para trocas. Deixe aqui seus Comentários e/ou Perguntas!