OM MANI PADME HUM

“As pessoas ficam doentes física e mentalmente. Para alguns, a vida é apenas um retardo para a morte; para outros, a morte é mais bem-vinda que a vida. Alguns levam uma vida miserável, incapazes de encarar a morte; outros se suicidam, por serem incapazes de encarar a vida. Estas experiências fazem você crescer por dentro. Se Deus não fez este mundo apenas para o sofrimento, e, se houver algo mais (e eu intuitivamente pressinto isso), eu o descobrirei."

Swami Sivananda

Pensamentos...

O som do Amor

Por mais puro que seja
Ele é barulhento
Mas tem um som suave
E também lento

Pode ser animado e agitado
Ou simplesmente calmo
E raramente raro

O som do amor é fácil de encontrar
Está em qualquer esquina, em qualquer lugar
Até mesmo em você
É só procurar

Júlia Cantergiani

----------------------------------------------



"O objetivo e apogeu do Yoga é o vislumbre da alma, mas seus efeitos
 colaterais são vários: a saúde, a felicidade, a paz e o equilíbrio."

BKS Iyengar
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Sonhe a liberdade...

A liberdade de todas as limitações.

Você é o único obstáculo a tudo o que possa desejar.

Sonhe... sonhe... sonhe sem descanso!

O sonho é a coisa mais real que pode existir."


Elio D'Anna, A Escola dos Deuses

-----------------------------------------------------------------------------


-------------------------------------------------------------------------------------
Relacionamentos
 “É nos nossos relacionamentos que podemos realmente conhecer a nós mesmos. Somos um espelho para o outro. O que damos aos outros através de nossos pensamentos, sentimentos e atitudes é o que damos a nós mesmos. Nossos relacionamentos são o aprendizado real, a sala de aula, o laboratório da vida. Relacionamento não é simplesmente estar junto com os outros. O bom Relacionamento é compreensão, construção, nutrição e carinho. Cada interação traz uma lição. Escolha um relacionamento, olhe para ele, explore-o e pergunte-se o que ele diz sobre você e sua vida agora. Deixe que seus relacionamentos revelem você a você mesmo. À medida que você faz isso, você entenderá o que faz as relações funcionarem ou não funcionarem. E quanto mais você se conhece no espelho de suas relações mais facilmente você compreenderá os outros.”

Brahma Kumaris
---------------------------------------------------------------------------------------------


"O apego aos objetos nasce para a pessoa que medita neles. Do apego, vem o desejo. Do desejo, nasce a raiva."
verso 62
"Da raiva, surge a confusão(ilusão) mental. Por causa desta ilusão, há a falha de memória. Com a perda da memória, há a incapacitação do intelecto. Com a incapacitação do intelecto, a pessoa é destruída."
verso 63
"Enquanto que aquele cuja mente foi disciplinada, que se move entre os objetos, com os órgãos dos sentidos sob seu comando, livre de gostos e aversões, alcança a tranquilidade."

Cap. II da Bhagavad Gita
-----------------------------------------------------------------------------------------------

"A Verdade é uma terra sem caminhos, e ninguém pode se aproximar dela por nenhuma seita, nenhuma religião, pois a crença é uma questão puramente individual. Não pode e nem deve ser organizada. O mestre mora dentro de nós."
J. Krishnamurti
-----------------------------------------------------------------

..."Enquanto que aquele cuja mente foi disciplinada, que se move entre os objetos, com os órgãos dos sentidos sob seu comando, livre de gostos e aversões, alcança a tranquilidade..."
"Quando a mente está tranquila, ocorre a destruição do sofrimento, pois logo o Conhecimento se torna firme. Para aquele que ainda não está tranquilo, não há Conhecimento. Também para aquele que não está tranquilo, não há contemplação e, para aquele que não é contemplativo, não há paz. Para quem não há paz, como pode haver felicidade?"

Versos 65 e 66, Cap. II da Bhagavad Gita.
(Tradução Glória Arieira)
-----------------------------------------------------------------------------------------------


"Se você chegar a um ponto em que possa amar a si mesmo, em que fique realmente extasiado por existir, em que sua gratidão não conheça limite, subitamente surgirá um grande amor para com seus pais.
Eles foram as portas para você entrar na existência. Sem eles, esse êxtase não teria sido possível – eles o tornaram possível.
Se você puder celebrar o seu ser – e este é todo o propósito do meu trabalho: ajudá-lo a celebrar o seu ser -, subitamente poderá sentir gratidão a seus pais, pela compaixão e amor deles.
Você poderá não só sentir grato, mas também perdoar-lhes."

Osho
---------------------------------------------------------------------------



"Se você permitir que a sua mente lidere, discurse e decida o que deve ser feito, perderá o contato com a força Divina, com sua essência. E as energias inferiores começarão a agir por si mesmas, até que tudo vai se transformando em confusão e erro.”
------------------------------------------------------





"As crianças deveriam poder crescer e se desenvolver sem perderem o contato com suas almas".

A Mãe
-----------------------------------------------------------------------




"O próprio dever, mesmo que mal feito, é melhor do que o dever do outro bem feito. É melhor a morte dentro do próprio dever. O dever do outro carrega o medo."

A tentação de fazer o dever do outro é porque é fácil para nós, assim, ficamos escondidos em nossos medos recebendo somente os louros. Quando fazemos o nosso dever, enfrentamos os desafios mesmo que não haja glórias.


Verso 35, Cap. III, Baghavad Gita
Tradução e comentário Glória Arieira
-----------------------------------------------------------------


"Neste corpo, o monte Meru (a coluna vertebral) está rodeado por sete ilhas: há rios, mares, campos e senhores dos campos. Há sábios, e nele estão todas as estrelas e planetas. Há peregrinações sagradas, templos e deidades nos templos. O sol e a lua, agentes da criação e da destruição, movem-se nele. O espaço, o ar, o fogo, a água e a terra também se encontram aqui. Todos os seres que existem no mundo estão igualmente no corpo. Rodeando o monte Meru, fazem suas tarefas. Aquele que sabe disso é um yogi. Não há dúvida sobre isso."

Shiva Samhita (Cap, II, versos 1-5)
------------------------------------------------------------------
"Brilha mais claramente o Conhecimento em mentes onde o ego faz menos sombra."
Tales Nunes

"O ego é a bota de desgastamos no espinhoso caminho da espiritualidade." Dalai Lama


--------------------------------------------------------------------------------------------

"A luz da realidade e sua bem-aventurança são destruídas quando a mente, que é o centro do Ser, assume o controle. O autoconhecimento é o início da sabedoria; sem autoconhecimento o aprendizado conduz à ignorância, discórdia e tristeza."

J. Krishnamurti
--------------------------------------------------------------------------
"As flores nos ensinam o encanto do silêncio e, portanto, a doação, que não exige nada em troca."

A Mãe

Foto: "As flores nos ensinam o encanto de silêncio e, portanto, a
doação, que não exige nada em troca."

(A Mãe) 

-----------------------------------------------------------------------------------



"Se a sua compaixão não inclui você mesmo, então ela é incompleta." 
---------------------------------------------------------------------


"A atitude de Kshánti (acomodação) significa que eu, alegremente, calmamente, aceito aquele comportamento e aquelas situações que não posso mudar. Desisto da expectativa ou exigência pela mudança de um comportamento indesejado de outra pessoa, ou uma situação, para me satisfazer. Implica objetividade em relação às pessoas e situações. 
Além de aprender a acomodar os outros, também precisamos aprender a acomodar nossos próprios erros e tolices, desenvolver a auto-acomodação. Permitir ao mundo ser como ele é."
Swami Dayananda


-------------------------------------------------------------------------------
Mensagem Para o Final de Semana

"No passado, aqueles que se consagravam à busca espiritual, encaravam o corpo mais como um obstáculo, algo a ser superado e posto de lado, do que como um instrumento de aperfeiçoamento espiritual, um campo de transformação espiritual. 
O corpo não é apenas uma manifestação grosseira da matéria, nem suas limitações são algo irremediáveis, tornando impossível a transformação. Ele não deve carregar o fardo da inércia e da inconsciência da matéria. Pois, se uma vida divina é possível sobre a Terra, então, essa auto-superação também deve ser possível.
Incluir a vida e a matéria naquilo que é essencialmente uma busca espiritual, em vez de rejeitá-las, é realizar o trabalho do Divino no mundo."

Sri Aurobindo
----------------------------------------------------------------------------------




“A grande chave está em amar a si próprio. Se você consegue se amar, você consegue ter fé em Deus, ter fé na vida. É preciso se amar. Porque, enquanto você não se ama, não pode amar ninguém. Porque o amor tem que nascer de dentro. Então, primeiro você tem que receber este amor de Deus. E Deus só pode te amar se você permite. Você precisa se permitir receber este amor todo, que é seu, mas você tem que o abraçar. Você tem que se abraçar e se descobrir. Toda essa viagem pela vida, é para você se descobrir.”

Prem Ragi
------------------------------------------------------------------



“Saúde é o estado de completa harmonia do corpo, mente e espírito. Quando a pessoa torna-se livre das incapacidades físicas e distrações mentais, os portões da alma se abrem."

BKS Iyengar

--------------------------------------------
Espiritualidade


"É um equívoco acreditar que a jornada espiritual é difícil. Ela é bonita. Qualquer pessoa que trabalha em si vai desfrutar do benefício da mudança. É como se exercitar. Não é difícil, só vai tornar minha vida melhor. A espiritualidade é como um modo de vida. Pegue algo pequeno como acordar as crianças. Deveria ser duro tirá-las da cama? Ou, eu posso fazer isso de uma maneira diferente? Isso é espiritualidade. Não é nada separado de viver. Simplesmente, consiste em fazer tudo o que eu estou fazendo hoje, mas cuidando de como eu sou por dentro ao fazê-lo. Fique feliz, seja fácil, seja contente e, então, faça tudo."

Brahma Kumaris
----------------------------------------------------------------------------------------------

"A escuridão não pode expulsar a escuridão; 
só a Luz pode fazer isso.
O ódio não pode expulsar o ódio; 
só o Amor pode fazer isso."


Martin Luther King Jr.
------------------------------------------------------





"Todos nascem livres, hoje devemos ter a coragem e o amor a nos próprios e a todos os que nos rodeiam para escolher a luz, a luz que reina dentro de cada um de nós. Quando escolhemos conscientemente transformar as nossas ações que causam desarmonia e sofrimento em ações que causam união, aceitação, felicidade e paz encontramos dentro de nós a felicidade que tanto buscamos, e, consequentemente, criamos um mundo melhor. Ao mudarmos dentro de nós aquilo que queremos ver o mundo mudar, essa possibilidade se torna uma realidade."
-------------------------------------------------------------------------------


"Os sonhos são como um mapa que nossa alma nos dá para nos ajudar a chegarmos em casa."
-----------------------------------------------------------------------------------------

"Que o indivíduo se eleve por si mesmo. Que ele não se afunde. Pois ele mesmo é seu amigo, ele mesmo é seu inimigo.
O eu é amigo de si mesmo para quem conquistou a si mesmo (a mente) por si mesmo. Para quem não dominou a si mesmo, o eu permanece na forma de um inimigo, exatamente como um inimigo externo."

Bhagavadgítá
Versos 5 e 6, Cap. 6
----------------------------------------------------------------------------------------------------------


"No exato momento em que tudo parece estar indo de mal a pior, é neste momento, que devemos fazer um supremo ato de fé e saber que a Graça jamais nos faltará"

A Mãe
----------------------------------------------------------------------------

“Você se cansa da tristeza, mas não se cansa da felicidade.
Pois felicidade é a sua natureza, é o que você é.
E você não se cansa de ser o que você é. Pode ficar com saudades do que você é. Mas você não quer ficar identificado com algo que não seja o natural para você.
E, o natural é a felicidade, a plenitude, ānanda.”

Swāmi Dāyānanda
------------------------------------------------------------------------------


“Introspecção significa ir fundo internamente e lá encontrar a percepção. Muito frequentemente vivemos nossas vidas na superfície. Há tanta atividade e barulho na superfície que somos levados para muitas direções. Quando me volto para dentro e encontro a quietude, minha calma profunda, eu me reasseguro e encontro a sabedoria que preciso para fazer boas escolhas.”

Brahma Kumaris, Canada


Mensagem Para o Fim de Semana


“A escuridão não pode expulsar a escuridão; só a luz pode fazer isso.
O ódio não pode expulsar o ódio; só o amor pode fazer isso.”

Martin Luther King Jr.
----------------------------------------------------------


"O maior juiz de seus atos deve ser você mesmo e não a sociedade. Aprenda as regras e quebre algumas".

Dalai Lama

-----------------------------------
A receita de uma mente tranquila e sem pesos?


“Muito amor no coração por todos e nenhum apego por ninguém, tentar não prejudicar pessoa alguma minimamente e eliminar da mente qualquer pensamento negativo, fazendo um exercício diário e ter a certeza de que não estamos aqui à-toa, mas para cumprir o destino da evolução. Que somos caminhantes, sem dependências ou estabilidades. Quem não percebe isso se torna escravo do desnecessário e polui a mente”.


Dadi Janki
--------------------------------------------------------------------

Generosidade
“Generosidade é mais do que simplesmente dar. O maior ato de generosidade é ver além das fraquezas e erros dos outros, ajudando-os a reconhecer seu valor inato. Os verdadeiros generosos são aqueles que se esforçam para serem mestres de si. Eles são sempre benevolentes com aqueles que criticam ou ignoram o que é bom. Eles entendem que para haver um profundo trabalho interior é preciso alcançar a bondade. Eles têm empatia pelas pessoas porque conhecem as dificuldades enfrentadas por elas na busca do autoconhecimento. Aqueles que nunca tentaram se aprimorar tem pouca tolerância em relação aos outros.”




Dadi Janki

-----------------------------------------------------------------------------------------

"Seja como uma flor!

Tente se tornar como uma flor: aberta, franca, equânime, generosa e gentil.


Voce sabe o que isto significa?


Uma flor está aberta a tudo que a cerca: natureza, luz, raios do sol, vento... Ela exerce uma influência espontânea sobre tudo que a cerca. Ela irradia alegria e beleza. Ela é franca, não esconde nada de sua beleza, e a deixa fluir francamente para fora de si. O que está dentro, em sua profundeza, é deixado sair para que todos vejam. Ela é equânime, não tem preferências, e todos podem contemplar sua beleza e seu perfume sem rivalidades. É igual e a mesma para todos. É generosa, sem reservas e restrições no modo em que doa sua beleza misteriosa, seu néctar e seu perfume único da natureza. E, então, gentil, ela possui ternura. É tão meiga, tão amável, sua presença nos preenche de alegria.
Feliz é aquele que pode cultivar e buscar manifestar as refinadas qualidades das flores!"

A Mãe
--------------------------------------------------------



" Diz a sabedoria indígena que quando não cumprimos aquilo que prometemos, o fio de nossa ação que deveria estar concluída e amarrada em algum lugar fica solto ao nosso lado. Com o passar do tempo, os fios soltos enrolam-se em nossos pés e impedem que caminhemos livremente... ficamos amarrados às nossas próprias palavras.

Por isso os nativos tem o costume de: "por-as-palavras-a-andar" que significa agir de acordo com o que se fala; isso conduz à integridade entre o pensar, o sentir e o agir no mundo e nos conduz ao Caminho da Beleza onde há harmonia e prosperidade naturais."



Sabedoria indígena
------------------------------------




"O apego aos objetos nasce para a pessoa que medita neles. Do apego, vem o desejo. Do desejo, nasce a raiva. Da raiva, surge a confusão(ilusão) mental. Por causa desta ilusão, há a falha de memória. Com a perda da memória, há a incapacitação do intelecto. Com a incapacitação do intelecto, a pessoa é destruída."

"Enquanto que aquele cuja mente foi disciplinada, que se move entre os objetos, com os órgãos dos sentidos sob seu comando, livre de gostos e aversões, alcança a tranquilidade. Quando a mente está tranquila, ocorre a destruição de todo sofrimento, pois logo o conhecimento se torna firme para quem tem a mente tranquila." 

"Para aquele que ainda não está tranquilo, não há conhecimento. Também para aquele que não é contemplativo, não há paz. Para quem não há paz, como pode haver felicidade?"

Cap. II da Bhagavad Gita
versos 62 a 66 (tradução do sânscrito Glória Arieira)
----------------------------------------------------------------------------------




O seu destino é encontrar a origem do seu Amor!

Tales Nunes
______________________________________________________






"A Carruagem (o corpo), tem de ser sólido bem estruturado e respeitado, mantido com todo o zelo; mas, para mover-se, depende da força vital dos...
Cavalos (o ser vital), que é a energia, a dinâmica da vida, das emoções e sentimentos; poderosos e belos, dependem da condução esclarecida, racional, do...
Cocheiro (o ser mental), que é o instrumental a ser enriquecido e ampliado para cuidar bem da carruagem e dos cavalos, e traçar rotas para a viagem rápida, segura e proveitosa do...
Passageiro (o ser psíquico/espiritual), inicialmente, e por longo tempo incógnito, viajando atrás de véus e cortinas, recolhido e aparentemente inativo. 
A presença do passageiro é a razão de ser deste conjunto e da viagem. Dele, irradia, de forma silenciosa, o impulso, o estímulo, o comando, a sustentação nas adversidades que tornam possível esta árdua jornada por entre dias e noites, planícies e vales e montes e jardins que é a vida."

Sri Aurobindo

-------------------------------------------------------



Pensamento & Aceitação

“Pensamento é o maior poder da alma. Um pensamento positivo e elevado pode nos elevar instantaneamente. Por outro lado, um pensamento negativo ou inútil pode nos paralisar. Isso acontece porque cada pensamento reforça e atrai o mesmo tipo de energia. Mas quando me aceito do jeito que sou e quando aceito e entendo meu papel, não há resistência. Há profunda paz e satisfação. Paz atrai todas as outras virtudes e como resultado me sinto contente e satisfeito. Satisfação não vem de algo externo. Satisfação é um estado mental, um estado de ser.”


BK Shikha, Understanding freedom, World  Renewal, December 2014

----------------------------------------------------------------


"As doenças são os resultados não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos."

Mahatma Gandhi

------------------------------------------------------------------------------------------------






“As crianças deveriam poder crescer e se desenvolver sem perderem o contato com suas almas".

A Mãe

------------------------------------------------------





----------------------------------------------------------------------------------------






---------------------------------------------------------------------






Dharma significa as atitudes comportamentais que devem ser consideradas de acordo com Ṛta (sânscrito ऋतं ṛtaṃ), que é o princípio da Ordem natural que regula e coordena o funcionamento do universo e tudo que há nele.
É a ordem que torna a vida e o universo possíveis. E isso inclui direitos, deveres, leis, condutas, virtudes, o "modo correto de viver".
Se o universo fosse um rio, o fluxo desse rio seria o Dharma!
--------------------------------------------



“Escolhas”
A vida nunca ensina coisa alguma. É você quem decide se há uma lição em cada alegria, cada tristeza e cada dia comum pelo qual passa, ou se desperdiça todos os momentos de prazer e dor. Não são os fatos que acontecem que fazem com que você aprenda algo, mas somente suas respostas e reações àquilo que acontece. Também não são as experiências de sua vida, desde a infância, que transformaram você na pessoa que é hoje, mas somente a maneira como reagiu, ou respondeu, àquilo que você viveu. Veja que são coisas bem diferentes.
Tudo o que você é, tudo o que você foi e tudo o que você será tem relação direta com o jeito como você age quando uma coisa boa ou má acontece na sua vida. Exatamente por isso, uma mesma situação pode levar uma pessoa a tornar-se mais ácida, deprimida, isolada, enquanto outra – na exata mesma situação – aproveita para se tornar alguém melhor, com mais fé, coragem, resistência e confiança no espírito humano ou em seu próprio potencial de ser feliz.

Coisas boas e coisas ruins acontecem a todos os seres humanos de modo aleatório, mas consistente com Leis Universais de ação e reação. Por isso não é possível vivermos em um paraíso, mas podemos ser oásis de paz no meio das guerras que muitas outras pessoas vivem, se nos lembrarmos de que não podemos escolher tudo o que nos acontece, mas quase sempre podemos escolher o modo como reagimos àquilo que nos acontece. Podemos fugir à tristeza? Não. Podemos usar os momentos de dor e separação com razão para tornar ainda mais importante os momentos nos quais estamos ao lado dos que amamos; podemos tornar nosso trabalho mais profundo; podemos nos tornar pessoas diferentes daquilo que já fomos. Podemos escolher nossas reações. Podemos ser hoje melhores do que fomos ontem. Mesmo quando a realidade é dura, sua reação, sua resposta a ela pode te levar para frente, para novos horizontes e uma vida mais rica, ou pode derrubar você. Se isso acontecer e você cair no chão, faça com que seja uma queda temporária. Levante-se e ande... O fracasso só existe se você não se levantar após uma queda. Cabe a você – e somente a você – escolher se os acontecimentos de ontem, hoje e amanhã serão usados para torná-lo uma pessoa melhor ou pior do que você é agora. É apenas uma escolha. A escolha é sua.


Autor desconhecido
__________________________________________________







Fé é o testemunho da alma para algo ainda não-manifesto, 

alcançado ou realizado.


Sri Aurobindo
---------------------------------------------------------------------------------




“O nosso verdadeiro lugar é aquele ao qual sempre retornamos, depois de percorrer os caminhos excêntricos do
entusiasmo e da alegria, não aquele do qual nunca saímos”.


Friedrich Schlegel

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Para a experiência do Divino, 
o conhecimento intelectual deve nascer em seu coração."

Mata Amritanandamayi - Amma  
---------------------------------------------------------------------------------------------


"A única coisa que todos os seres humanos têm em comum é que cada um de nós quer ser feliz. E, felicidade, nasce da gratidão. Não é uma vida aparentemente feliz que evoca a gratidão, mas o sentimento de gratidão que o faz feliz. E vivenciar a gratidão é ter consciência do maior dos presentes que recebemos: a oportunidade do momento presente." 

David Steindl-Rast

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um Espaço para trocas. Deixe aqui seus Comentários e/ou Perguntas!